CS50 - Atari
CS50 - Atari
DEV
Franco Mansur
UX/UI Designer
Como tarefa do módulo 1 do curso CS50 (Harvard), desenvolvi um jogo (Atari Breakout) no Scratch. O objetivo principal foi ter uma base de lógica de programação.
• Lógica de programação
• Controle de fluxo
• Detecção de colisões
• Manipulação de eventos
• Design de jogos
Clique aqui para acessar o jogo no Scratch ou clique na bandeira para começar:
(Recomendado jogar no desktop)
Desafio
Desenvolver um jogo básico na plataforma Scratch.
Pseudocódigo
O pseudocódigo serve como uma ferramenta intermediária entre o pensamento humano e o código de programação. Ele é usado para estruturar e descrever algoritmos de forma clara e compreensível, sem a necessidade de se ater à sintaxe específica de uma linguagem de programação.
Bola
Inicie o jogo com a bola se movendo em uma direção.
Se a bola colidir com a raquete ou com blocos, mude a direção.
Se a bola colidir com o chefe, mude a direção e incremente a pontuação.
Se a bola sair da tela, o jogo acaba.
Raquete
Mova a raquete para esquerda e direita seguindo o movimento do mouse.
Blocos
Para cada bloco, se for atingido pela bola, ele desaparece.
Boss
O chefe aparece quando a pontuação atinge um certo limite.
Se atingido pela bola, o chefe desaparece.
Piso
Se a bola tocar no piso, envie a mensagem de "Game Over".
Game Over / Win
"Game Over" aparece se a bola tocar no piso, terminando o jogo.
"You Win" aparece se todos os blocos e o chefe forem destruídos, terminando o jogo.
Código (Scratch)
Desafio
Desenvolver um jogo básico na plataforma Scratch.
Pseudocódigo
O pseudocódigo serve como uma ferramenta intermediária entre o pensamento humano e o código de programação. Ele é usado para estruturar e descrever algoritmos de forma clara e compreensível, sem a necessidade de se ater à sintaxe específica de uma linguagem de programação.
Bola
Inicie o jogo com a bola se movendo em uma direção.
Se a bola colidir com a raquete ou com blocos, mude a direção.
Se a bola colidir com o chefe, mude a direção e incremente a pontuação.
Se a bola sair da tela, o jogo acaba.
Raquete
Mova a raquete para esquerda e direita seguindo o movimento do mouse.
Blocos
Para cada bloco, se for atingido pela bola, ele desaparece.
Boss
O chefe aparece quando a pontuação atinge um certo limite.
Se atingido pela bola, o chefe desaparece.
Piso
Se a bola tocar no piso, envie a mensagem de "Game Over".
Game Over / Win
"Game Over" aparece se a bola tocar no piso, terminando o jogo.
"You Win" aparece se todos os blocos e o chefe forem destruídos, terminando o jogo.
Código (Scratch)
Desafio
Desenvolver um jogo básico na plataforma Scratch.
Pseudocódigo
O pseudocódigo serve como uma ferramenta intermediária entre o pensamento humano e o código de programação. Ele é usado para estruturar e descrever algoritmos de forma clara e compreensível, sem a necessidade de se ater à sintaxe específica de uma linguagem de programação.
Bola
Inicie o jogo com a bola se movendo em uma direção.
Se a bola colidir com a raquete ou com blocos, mude a direção.
Se a bola colidir com o chefe, mude a direção e incremente a pontuação.
Se a bola sair da tela, o jogo acaba.
Raquete
Mova a raquete para esquerda e direita seguindo o movimento do mouse.
Blocos
Para cada bloco, se for atingido pela bola, ele desaparece.
Boss
O chefe aparece quando a pontuação atinge um certo limite.
Se atingido pela bola, o chefe desaparece.
Piso
Se a bola tocar no piso, envie a mensagem de "Game Over".
Game Over / Win
"Game Over" aparece se a bola tocar no piso, terminando o jogo.
"You Win" aparece se todos os blocos e o chefe forem destruídos, terminando o jogo.
Código (Scratch)
Desafio
Desenvolver um jogo básico na plataforma Scratch.
Pseudocódigo
O pseudocódigo serve como uma ferramenta intermediária entre o pensamento humano e o código de programação. Ele é usado para estruturar e descrever algoritmos de forma clara e compreensível, sem a necessidade de se ater à sintaxe específica de uma linguagem de programação.
Bola
Inicie o jogo com a bola se movendo em uma direção.
Se a bola colidir com a raquete ou com blocos, mude a direção.
Se a bola colidir com o chefe, mude a direção e incremente a pontuação.
Se a bola sair da tela, o jogo acaba.
Raquete
Mova a raquete para esquerda e direita seguindo o movimento do mouse.
Blocos
Para cada bloco, se for atingido pela bola, ele desaparece.
Boss
O chefe aparece quando a pontuação atinge um certo limite.
Se atingido pela bola, o chefe desaparece.
Piso
Se a bola tocar no piso, envie a mensagem de "Game Over".
Game Over / Win
"Game Over" aparece se a bola tocar no piso, terminando o jogo.
"You Win" aparece se todos os blocos e o chefe forem destruídos, terminando o jogo.
Código (Scratch)
Sprite da Bola:
Quando o jogo começar:
Posicione a bola no centro da tela
Direcione a bola para baixo e para a esquerda
Enquanto o jogo estiver ativo:
Se a bola tocar a raquete, inverta a direção verticalmente
Se a bola tocar a cor dos blocos ou o chefe, inverta a direção verticalmente e adicione 1 à pontuação
Se a bola sair da tela por baixo, sinalize "Game Over"
Se a pontuação for 9, ative o chefe
Se a pontuação for 100, sinalize "You Win"
Mova a bola para a frente
Se a bola tocar nas bordas da tela, faça-a rebater
Sprite da Raquete:
Quando o jogo começar:
Siga o movimento horizontal do mouse
Sprite dos Blocos:
Quando o jogo começar:
Crie clones dos blocos em posições definidas na tela
Quando um clone for atingido pela bola:
Esconda o clone
Sprite do Chefe (Boss):
Quando "Boss" for sinalizado:
Mostre o chefe na tela
Quando "You Win" ou "Game Over" for sinalizado:
Esconda o chefe
Sprite do Piso (Floor):
Quando o jogo começar:
Mostre o piso
Se a bola tocar o piso:
Sinalize "Game Over"
Sprite de Mensagem "Game Over":
Quando "Game Over" for sinalizado:
Mostre a mensagem "Game Over"
Pare todos os scripts
Sprite de Mensagem "You Win":
Quando "You Win" for sinalizado:
Mostre a mensagem "You Win"
Pare todos os scripts