Saúde All-In-One
UX Strategy
Franco Mansur
UX/UI Designer
Identificando as principais dificuldades que as pessoas têm para se manterem saudáveis no dia a dia e projetar uma solução unificada para ajudá-las (preparador físico, médico, nutricionista, etc).
• Definição de problema
• Business Model Canvas
• Value Proposition Canvas
• Benchmarking: Análise de concorrentes
• Objetivo de métricas de negócio
Desafio
Uma rede de saúde nos procurou em busca de uma solução digital para eles ajudarem as pessoas a terem uma saúde melhor. Nessa rede, eles já contavam com uma equipe de profissionais e instituições de diversas áreas (preparadores físicos, médicos, nutricionistas, laboratórios, hospitais).
Além disso eles queriam que essa solução fosse o principal ponto de contato com os clientes, e que conseguisse coletar o máximo possível de informações do histórico dos clientes, como histórico médico.
Contexto
A definição de saúde de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não é apenas a ausência de doença, mas um estado completo de bem-estar físico, mental e social. Essa definição reforça a importância de um estilo de vida equilibrado para o alcançar uma vida saudável.
Uma outra pesquisa feita em Harvard, nos EUA, diz que o estilo de vida é o principal fator para alcançar uma vida saudável. A pesquisa foi feita de 1980 a 2014 e teve mais de 120,000 participantes.
Dentre os principais aspectos utilizados como referência de um estilo de vida saudável estavam:
• Dieta;
• Atividades físicas;
• Peso corporal;
• Consumo de álcool e tabagismo.
Tendo esses aspectos como base, conseguimos priorizar o que é mais importante para uma pessoa ter uma boa saúde.
O estilo de vida de uma pessoa é definido pelos hábitos que ela tem, e o estudo ‘’Tornando a saúde habitual: a psicologia da ‘formação de hábitos’ e a clínica geral’’ aborda sobre esse tema. Ele sugere que as dificuldades para adotar um estilo de vida saudável, muitas vezes residem na dependência de motivação constante, disciplina e foco.
Habituar-se a uma dieta saudável, exercícios regulares, redução de álcool e tabaco exige a transformação de ações em comportamentos automáticos e consistentes.
Além disso, o sobrepeso e a obesidade são reconhecidos pelo Ministério da Saúde como problemas de saúde pública no Brasil, e a falta de controle sobre o peso tem aumentado em todas faixas etárias, podendo levar ao aumento das taxas de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, etc.
Para termos um melhor direcionamento e chegarmos em um problema bem definido, usamos a ferramenta 5W1H focado nos clientes (pacientes):
Definição do problema
A falta um estilo de vida saudável leva as pessoas a terem uma saúde precária, porque elas não conseguem seguir uma dieta, praticar atividades físicas e terem bons hábitos. Isso encurta o tempo de vida das pessoas e impossibilita o bem-estar delas.
Objetivo do produto
Definir como vamos ajudar as pessoas a seguirem um estilo de vida saudável. Além de captar dados de saúde dos clientes, mapear o que eles estão fazendo para se manterem saudáveis, e qual estão sendo as dificuldades deles.
Para ter um acompanhamento mais próximo do cliente, decidimos que essa solução digital fosse um app, pois a maioria das pessoas estão com seus celulares na maior parte do dia, o que facilita a abordagem que procuramos.
Business Model Canvas
Para melhor entender e organizar o negócio, focando tanto nos clientes quanto nos profissionais de saúde, usamos a ferramenta Business Model Canvas:
Value Proposition Canvas
Foi usado o Value Proposition Canvas para criar e posicionar os produtos e serviços em torno do que o cliente realmente valoriza e precisa. E assim, visualizar de forma clara o produto em uma forma estruturada.
Benchmarking
Fizemos a análise de concorrentes para identificar pontos fracos e fortes nos produtos e serviços existentes, o que pode trazer insights valiosos de necessidades do mercado. Como nossa proposta envolve abranger várias áreas da saúde, essa análise foi feita com competidores diretos e indiretos.
Não encontramos soluções digitais que abrangiam todas as áreas que estávamos propondo em integrar.
Métricas
Como métricas de sucesso, usamos o Framework HEART (Felicidade, Engajamento, Adoção, Retenção e Sucesso em Tarefas), ele possibilita através de métricas saber se seu usuário está tendo uma boa experiência com seu produto/serviço.
Além do HEART, foi usado o AARRR (Aquisição, Ativação, Retenção, Receita, Indicação), que possibilita medir e fazer o acompanhamento desde o primeiro contato que o cliente teve com o produto, até se ele recomendou o produto para alguém.
Essas métricas também possibilitam acompanhar se ele fez o uso de alguma funcionalidade chave para ser considerado um usuário ativo e se ele continuou utilizando o produto/serviço mesmo depois de um tempo.
Conclusão
A etapa de estratégia de negócio (UX Strategy) é crucial no desenvolvimento de produtos digitais, pois serve como uma ponte entre as necessidades dos usuários e os objetivos de negócios da empresa.
Nesse caso, estimamos que em uma janela de 3 meses, um MVP (mínimo produto viável) poderia ser desenvolvido. A partir dele poderíamos aprofundar mais no projeto e tirar melhores conclusões.
A abordagem com UX Strategy, nos ajudou a:
• Desenvolver produtos que resolvam problemas reais dos usuários de maneira eficaz;
• Desenvolver metas estratégicas, que abordam aumento de receita, satisfação do cliente, vantagens competitivas…;
• Desenvolver abordagens orientadas e integradas que permitem a tomada de decisões baseada em dados;
• Ter foco no usuário;
• Trabalhar com inovação contínua.
Em essência, UX Strategy otimiza recursos, minimiza riscos e maximiza as chances de sucesso do produto, fazendo dela uma fase indispensável do processo de design e desenvolvimento.
OBS: Esse case foi desenvolvido para um exercício proposto pela comunidade do UX Unicórnio.